Geral

Caixa estabelece datas para retardatários retirarem FGTS

Os trabalhadores que perderam o prazo para efetuar a retirada do Fundo de Garantia de Tempo de Trabalho (FGTS) referentes aos temporais de janeiro terão novas datas de atendimento, a partir desta quinta-feira (24). O serviço, realizado no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, atende a cada três dias os nascidos referentes a dois meses do calendário. Conforme o gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), José Dercílio de Bittencourt, todo último dia deste período estabelecido será destinado também ao atendimento dos chamados retardatários.

A previsão para a segunda chance aos trabalhadores que não foram ao local onde está instalada a força tarefa era apenas após o término do serviço, dia 1º de agosto, mas uma decisão conjunta da Caixa e do Governo Municipal estabeleceram uma nova ordem. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Ângela Mello, esse ajuste foi estabelecido devido à agilidade do atendimento que faz com que se tenha uma demanda menor em todo final de período.

Nesta segunda-feira (21), por exemplo, é o último dia para os nascidos dos meses de maio e junho,e o centro de eventos não se encontra tão lotado. “O último dia é mais tranquilo. Hoje aproximadamente 600 pessoas já estiveram aqui no início dos serviços. No primeiro dia de atendimento para quem nasceu em maio ou junho, 2.400 saíram daqui com a data de saque do FGTS”, afirma a coordenadora.

Mas, a partir de amanhã (22) o movimento voltará a se intensificar com o início dos prazos para os nascidos entre julho e agosto. “Agora nesta quinta-feira, os retardatários já poderão ser atendidos, pois na quinta será o terceiro e último dia de serviço para aqueles que nasceram nos meses de julho e agosto. Iremos aproveitar essa baixa da demanda e atender os pendentes”, explica Ângela.

Após ajustes na sistemática do serviço, Ângela afirma que o atendimento se torna cada vez mais ágil e cada funcionário realiza a média de atendimento de 4 pessoas por minuto. “Nós só temos recebido elogios por todos atendidos, pois todos aqui dentro estão preparados para essa demanda de atendimentos”, pontua. O serviço realizado pelo FGTS tem sido modelo de exemplo para outros municípios próximos que também sofreram com problemas semelhantes. Conforme Ângela, muitos representantes municipais vêm até o centro para observar com procede o serviço.

O prefeito municipal, Márcio Búrigo, esteve hoje novamente vistoriando o atendimento de liberação e também conversando com os trabalhadores presentes no pavilhão. “Trabalhamos tanto para que a população conseguisse resgatar esse direito e é muito estimulante e compensador perceber o bom andamento do serviço. Como muitos afirmam, depois de ter a senha em mãos, o atendimento é muito ágil e isso mostra a eficácia de toda uma equipe”, avalia Márcio Búrigo.

As próximas datas destinadas aos trabalhadores que ainda não receberam o fundo são 29/07 e 01/08. Segue a baixo a lista de atendimentos:

Dias 09, 10 e 11/07/2014

Nascidos em Janeiro e Fevereiro

Dias 14, 15 e 16/07/2014

Nascidos em Março e Abril

Dias 17, 18 e 21/07/2014

Nascidos em Maio e Junho

Dias 22, 23 e 24/07/2014

Nascidos em Julho e Agosto

Dias 25, 28 e 29/07/2014

Nascidos em Setembro e Outubro

Dias 30 e 31/07 e 01/08/2014

Nascidos em Novembro e Dezembro

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

 

[soliloquy id=”77513″]