Economia

Braço do Norte recebe segunda edição do Feirão do Imposto

Na busca de conscientizar a população sobre a carga tributária que incide em serviços e produtos no Brasil, o Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte – Acivale organiza a segunda edição do Feirão do Imposto, que chega a sua 14ª edição no país.

No início desta semana, representantes do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor – Cejesc participaram de uma reunião com o núcleo jovem da Acivale. O encontro definiu a programação do feirão que acontece no próximo dia 21 de maio no Posto BN Flex, em Braço do Norte.

De acordo com os organizadores, durante a manhã do sábado, a partir das 8 horas, serão feitas distribuições de panfletos e orientações demonstrando a carga tributária incidente em diversos produtos.

Durante o evento, o posto BN Flex disponibilizará cinco mil litros de gasolina isentos de impostos. “Os dirigentes do posto aderiram à ideia do feirão e firmaram novamente a parceria este ano com a distribuição de combustível sem imposto. A ideia é alertar e conscientizar a população para que percebam a diferença de valores e repassem as informações”, explica o Coordenador do Núcleo Acivale Jovem, Evaldo Niehues Jr. 

A campanha também apoia movimentos apartidários, como o Movimento Brasil Eficiente – MBE, que trabalha com propostas concretas para alcançar a Simplificação Fiscal e a Gestão Eficiente das Despesas do Governo no Brasil. Mais informações através do site: www.brasileficiente.org.br. Durante a ação, serão recolhidas assinaturas para que o projeto seja aprovado.

Feirão do Imposto 2016

O Feirão do Imposto este ano acontece em 21 estados da federação e em mais de 120 cidades do Brasil. Em Santa Catarina ocorre em mais de 60 cidades oficialmente no dia 21 de maio. O tema da Campanha 2016 antecipa a reflexão: “Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta!”. Segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária brasileira se equivale a 36% do Produto Interno Bruto – PIB, e conforme apontou o Impostômetro, em 2015 arrecadou-se mais de R$ 2 trilhões em impostos e taxas, e nos últimos 10 anos este valor sobe para R$ 13 trilhões, portanto, cadê o retorno? Toda a campanha está no site oficial do evento www.feiraodoimposto.com.br, na página do Facebookwww.facebook.com/feirao.imposto e no Twitter @feiraodoimposto. As hashtags oficiais do evento são: #cadeoretorno #bumeranguedoimposto #feiraodoimposto.

Conquistas

O Feirão do Imposto conseguiu melhorar a conscientização da população, demonstrando que existem impostos em todos os produtos consumidos, porém segundo a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), em pesquisa realizada em 2015, 45% da população acredita não pagar impostos, portanto o trabalho de disseminar continua. A principal conquista foi a aprovação da Lei nº 12.741/12, de 8 de dezembro de 2012, a chamada Lei da Transparência, onde as empresas estão obrigadas a demonstrar ao consumidor o quanto de impostos estão inseridos na compra daquele determinado produto/serviço.

Colaboração: Lysiê Santos / Comunicação ACIVALE

[soliloquy id=”176881″]