Geral

Braço do Norte completa 59 anos hoje

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Braço do Norte celebra hoje 59 anos de emancipação político-administrativa. Com potencial em diversas áreas, como indústria, turismo, agropecuária e comércio, a cidade está em pleno desenvolvimento. 

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, na economia, a indústria, o comércio e a agropecuária formam o tripé do desenvolvimento. O setor moldureiro e a suinocultura representam cerca de 60% da economia de Braço do Norte. Os principais destaques são os setores de molduras, utensílios domésticos, produtos alimentícios e de limpeza, entre outros.

No que se refere ao comércio, a cidade conta, atualmente, com 543 estabelecimentos comerciais e mais 232 estabelecimentos de prestação de serviços.

Na agropecuária, a economia rural constitui uma dimensão significativa e se destaca pela qualidade e quantidade da produção. São três fontes que alavancam a economia rural do município: agricultura, suinocultura e bovinocultura. 

Mas o turismo também está começando a se destacar em Braço do Norte. Situado num ponto estratégico entre a Serra e o Litoral, o município tornou-se um “caminho turístico” que concentra informações e possibilita acesso à Serra do Rio do Rastro e do Corvo Branco.

O turismo rural abre caminhos para o encontro com a natureza, oferecendo ao turista repouso, lazer e conforto. Dispõe do Parque de Exposições Huberto Oenning, com área física coberta, pista de motocross e cancha de rodeio, oferecendo oportunidades de passeios com refeições em pesque e pague.

No turismo religioso,há a Capela Santa Augusta, o Instituto Coração de Jesus e a Igreja Matriz. Outros lugares que merecem visita são a Igreja de Nosso Senhor do Bom Fim, erguida na década de 1930, em estilo gótico, e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, situada na comunidade do Azeiteiro. O caminho até a gruta é rústico e nele é possível encontrar as 15 estações da Via Crucis e uma bela cascata.

Braço do Norte, como todos os municípios de origem europeia, preserva a tradição das festas em homenagem aos imigrantes. Uma delas é a Schweinfest (festa do porco), que leva milhares de pessoas ao município. Outro destaque é a Festa de Santa Augusta, realizada há mais de um século. A capela em homenagem à santa foi inaugurada em 1887 e construída por um devoto italiano em agradecimento por uma graça alcançada. É feita de barro amassado, assim como as imagens em seu interior.

Outros dados da cidade

Colonizada no século 19 por alemães, italianos e portugueses, a emancipação ocorreu em 22 de outubro de 1955. Mas a história inicia em meados de 1862, quando famílias vindas da capital, Desterro, se instalaram na rota dos tropeiros, que faziam a ligação Planalto e Litoral. 

Braço do Norte possui uma área territorial bastante extensa, sendo que 12,00km² correspondem à área urbana e 211,91km² correspondem à área rural, somando um total de 223,91km². Isso em decorrência da anexação do Lado da União, que pertencia ao município de Orleans.

A anexação foi realizada através da Lei Nº. 11.227, de 20 de novembro de 1999, que anexou ao município de Braço do Norte as comunidades de Lado da União, Rio Glória Baixo, parte de Rio Glória Alto e Rio Cachorrinhos, desmembradas do município de Orleans. 

No dia do aniversário, BN terá diversas atividades à população

Hoje, Braço do Norte comemora 59 de emancipação e a administração preparou um dia de atividades especiais. A partir das 8h30, na Praça Padre Roher, acontece a solenidade de abertura, que contará com a presença do prefeito Ademir da Silva Matos e demais autoridades. 

Em seguida iniciam as apresentações culturais da Asacad, Grupo Construindo Sons, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Violinista Gesiel Zanelato, Grupo de Dança da Escola Municipal Professor Antônio Rohden. 

Ainda pela manhã, em uma iniciativa inédita, será realizada a eleição do prefeito mirim e a premiação do concurso de redação, que dará três tablets para alunos do ensino municipal que escreveram sobre o tema “Braço do Norte, conheça e apaixone-se”. 

Durante todo o dia as secretarias de Assistência Social e da Família, Obras, Saúde e Saneamento, Agricultura e o gabinete do prefeito estarão atendendo a comunidade e levando informações sobre serviços e atividades oferecidos por cada pasta. Em parceria com a prefeitura, a Unisul oferece espaço de integração com a comunidade.

A partir das 14h30 iniciam as apresentações de treinamento funcional. A Cofanorte também faz parte do evento, oferecendo os produtos produzidos pela agricultura familiar. Na oportunidade, serão oferecidos brinquedos infláveis para as crianças e o espaço skate, que levará diversão aos praticantes da modalidade. 

Ontem ocorreram apresentações culturais com o grupo de dança Raquel Pereira, show com Zezito Seixas (cover de Raul Seixas), Grupo AMA, 4º Grau e Made in Porão. As festividades iniciaram na última quinta-feira, dia 16.