Geral

Barragem do Rio São Bento está com cinco metros abaixo do nível de vertimento

A Barragem do Rio São Bento oferece abastecimento público aos municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá e Içara.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Barragem do Rio São Bento está com cinco metros abaixo no seu nível de vertimento (nível máximo), sendo que o normal seria entre um e dois metros abaixo deste patamar. Isso ocorre por causa da estiagem presente na região nas últimas semanas.

Em entrevista ao Engeplus, o engenheiro civil e responsável técnico pela barragem, Jaison Speck, afirma que, em 2012, quando o La Niña também esteve presente na região, a barragem alcançou mais de sete metros abaixo do nível de vertimento.

“Esta condição deixa o clima mais seco, impedindo bons registros de chuva. Temos ainda uma boa reserva para o abastecimento, mas, mesmo assim, fica o alerta ao cidadão nas medidas já conhecidas para a economia de água”, destaca Speck.

De acordo com o engenheiro, pelo acompanhamento realizado junto com os climatologistas da Epagri, as próximas semanas ainda serão de estiagem. “Neste mês, por exemplo, tivemos uma precipitação na semana passada e tínhamos uma boa expectativa para esta quinta-feira, no entanto, foi registrado pouca chuva”, comenta.

A Barragem do Rio São Bento oferece abastecimento público aos municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá e Içara.

Já as cidades dos rizicultores abastecidos com o reservatório não tratado são Nova Veneza, Forquilhinha e parte de Maracajá, uma área total de 7.5 mil hectares.