Geral

Bancários de Tubarão e região aderem a greve

Foto: Geraldo Gê

Foto: Geraldo Gê

As 50 agências bancárias que fazem parte do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região (SEEBTR) estão sem atendimento presencial a partir de hoje. Conforme o jornal Notisul, a decisão foi tomada em assembleia na noite de ontem, quando 650 bancários adeririam à greve por tempo indeterminado, realizada também em nível nacional.

De acordo com o presidente do sindicato, Armando Machado Filho, mesmo após uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) do reajuste de 7% a 7,35% para os salários, com o piso da categoria foi de 7,5% para 8%, os bancários optaram pela paralisação. “Os novos índices são considerados insuficientes. Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 12,5% e outras reivindicações”, destaca.

As 10 agências de abrangência do Sindicato dos Bancários de Laguna fecharam ontem as portas. São 160 funcionários de Laguna, Imbituba e Imaruí.

A greve ocorrerá apenas em agências bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam em funcionamento.

Porém, existe a possibilidade de a greve se estender a outros setores, caso demorarem as negociações com a Fenaban. No ano passado, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, encerrada após os bancos oferecerem um reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. 

A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, pois temia perdas de até 30% nas vendas do varejo no início de outubro.

Orientação do Procon

Com a greve dos bancários, o Procon de Laguna orienta o consumidor a quitar seus débitos, já que a paralisação não inviabiliza a cobrança de boletos. “As contas podem ser pagas nas casas lotéricas”, explica a coordenadora do Procon, Lúcia Maciel.

Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado ao serviço de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com empresas e concessionárias de serviços e solicitar outras formas e locais para pagamento. 

A obrigação da empresa credora é de oferecer formas para que os pagamentos sejam efetuados. O pedido deve ser documentado por e-mail ou pelo número de protocolo.

Nas agências dos correios, determinadas contas também podem ser quitadas. Nos próximos dias ocorrem os principais vencimentos salariais, o de maior fluxo a partir do dia 5, com os trabalhadores da construção da Ponte Anita Garibaldi. 

O Procon orienta os usuários a planejarem suas idas até a lotérica e caixas eletrônicos. 

Reivindicações dos bancários

Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também reivindica aumento nos valores de benefícios, como vale refeição, auxílio creche, gratificação de caixa, entre outros.

Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também solicitam melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.