Economia

Avicultores decidem paralisar entrega de frangos a partir do dia 23 na região Sul

Foto: Divulgação/Rbs TV

Foto: Divulgação/Rbs TV

Avicultores da região, reunidos em assembleia neste sábado (12), decidiram por paralisar a entrega de frangos a partir do próximo dia 23. A assembleia foi promovida pela Associação dos Avicultores do Sul Catarinense, que reuniu no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul, os avicultores da região de Criciúma.

As negociações entre produtores de aves e a empresa JBS Aves JBS Foods não evolui desde julho do ano passado, e de lá para cá não há entendimento. A última tentativa de negociação aconteceu no dia 26 de março. A principal reivindicação dos produtores é o reajuste no valor pago pela unidade do frango, que segundo eles está muito defasado.

O grupo da região de Criciúma, unido em busca de uma solução para superar a crise, decidiu por unanimidade iniciar a paralisação. Na próxima terça-feira (15) uma nova assembleia será realizada para discussão do assunto, desta vez para os avicultores da região de Araranguá. O encontro vai acontecer a partir das 17 horas no auditório da Escola Ana Machado Daltoé, em Morro Grande.

 A associação já tomou as providências para evitar a morte dos frangos nos aviários. A expectativa é de que a paralisação não dure muito, apenas o tempo necessário para uma negociação com a empresa. Os produtores querem pelo menos 30% de aumento no valor repassado pela unidade do frango. “A empresa veio para negociar, mas realmente não nos repassou nada. O depoimento de todos os agricultores é de que não se têm mais condições de manter-se na atividade desta forma. A gente não viu outra saída a não ser a paralisação”, informou o vice-presidente da associação, Valmir Fontanella Fabro, em entrevista à Rbs TV.