Esporte

Atleta de Criciúma é candidata a Mestre de Xadrez

Campeã Sul-Americana da Juventude, Mirela Pedro Tereza recebeu o reconhecimento da entidade máxima do xadrez

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Além das medalhas de ouro conquistadas em 2016, a equipe de xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma tem mais motivos para comemorar. Devido aos troféus conquistados em torneios nacionais e internacionais, Mirela Pedro Tereza, de 8 anos, foi surpreendida pela Federação Internacional de Xadrez (Fide) com o título de Candidata Feminina a Mestre (WCM).

O reconhecimento foi concedido após a disputa do 13º Festival Sul-Americano de Xadrez da Juventude, realizado em dezembro de 2016, em Santiago, no Chile. “A Mirela é um talento. Ela venceu adversárias de dez países e retornou para o Brasil com medalhas de ouro conquistadas nas categorias blitz e convencional. Ela atingiu a pontuação necessária e merece este presente da Fide”, conta o técnico de xadrez da FME, Evandro Bitencourt.

A aluna da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Amaro João Batista, no bairro Nova Esperança, conquistou títulos no Festival Nacional da Criança (Fenac) 2016, Campeonato Brasileiro Escolar 2016 e disputou o Campeonato Pan-Americano de Xadrez, em Montevidéu, no Uruguai.

Conforme Bitencourt, a dedicação da atleta explica o sucesso obtido nos tabuleiros. “Nos dedicamos muito para conquistar os títulos. Não sabíamos onde iríamos chegar, mas sempre acreditamos na Mirela. Foi um ano iluminado e repleto de conquistas. Este ano será ainda melhor”, afirma.            

Do sub-8 ao sub-10

Mirela possui novos desafios para superar em 2017. Com torneios estaduais e nacionais no calendário, a representante de Criciúma passa a competir na categoria sub-10. “Sempre treinamos em alto nível para a Mirela ter condições de superar adversárias com maior idade. Competir na sub-10 não será um problema”, ressalta Bitencourt.

Mulher Candidata a Mestre

O Candidata Feminina a Mestre (WCM) é o título vitalício de menor expressão concedido pela Fide. O ranking é concedido aos atletas destaques e aproxima os competidores do título de Mestre de Xadrez. 

Colaboração: Jhulian Pereira – Decom Prefeitura de Criciúma