Geral

Associados ao Sinduscon participam de palestra sobre construção mais limpa

Separação e descarte correto dos resíduos sólidos podem gerar economia para o setor

Foto: Rosi Mizeeski

Foto: Rosi Mizeeski

Os mestres de obras, encarregados e técnicos de seguranças das empresas associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), além de integrantes das transportadoras de resíduos da construção, participaram nessa quinta-feira, de uma capacitação sobre o descarte correto os resíduos gerados pelo setor. O encontro orientou e alertou para a necessidade de um canteiro de obra mais limpo e um melhor aproveitamento do material utilizado.

Engenheiros ambientais da Prefeitura de Criciúma e da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) explanaram sobre a elaboração dos Projetos de Gerenciamentos de Resíduos da Construção Civil e Demolição, necessários às empresas antes de iniciar os trabalhos.

Um modelo, já aplicado por uma construtora, também foi apresentado como alternativa. Segundo a engenheira ambiental da empresa, Ana Paula Paz, é necessário separar o material de forma segmentada. “Um canteiro de obra é dinâmico e gera diversos tipos de resíduos, mas esses devem ser separados no momento do descarte. Manter o canteiro de cada funcionário organizado facilita essa separação. Com isso é possível até reutilizar e otimizar os materiais antes desperdiçados”, explica a engenheira.

O encontro, promovido pelo Sinduscon, ocorreu na sala de reuniões da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Para o presidente do sindicato, Jair Paulo Savi, o trabalho já é desenvolvido por algumas empresas, mas é necessário que todos os associados pensem em soluções limpas para o setor.

Colaboração: Rosi Mizeeski/Ápice Comunicação