Psicologia

Aproveitar a vida

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Somos constantemente convocados, seja pelo pai, mãe, vizinho, primo a aproveitar a vida. O que isso quer dizer. Ter mais tranquilidade, mais conhecimento, conceitos próprios, em suma, viver exige reflexão, firmeza e individualidade. Penso que viver é poder melhorar nossa consciência de que somos demais preciosos para desperdiçarmos buscando ser quem não somos, não podemos, nem queremos ser. Na vida, a gente pode reagir de muitas maneiras positivas, assumindo e apreciando cada fase.

Escrevendo sobre a fase, sobre o tempo… O tempo devora tudo pelas beiradinhas, roendo, corroendo, consumindo. E nenhuma pessoa, nada nem ninguém, lhe escapará. Alguns conceitos na juventude sobre a felicidade na maturidade são patéticos. Quem disse que um homem de 58 anos não pode ser feliz (namorando) uma mulher de 38? Com o tempo temos a tendência de tornarmo-nos cada vez mais completos e sem preconceitos. Não podemos pensar que só a juventude é boa, só os jovens tem o direito de ser feliz. A maturidade tem bastante graça, idade avançada, não precisa ser isolamento e secura. Há, mas essa moça de 38 poderia ser filha do cara. O que tem isso? A vida é curta e passa muito rápido. Esses podem ser os comentários imaturos que podem aparecer.

Sofremos muito pelo o que temos ainda a fazer. Andamos com o dilema de nunca sossegar, nunca estar satisfeito, nunca se aceitar. Parar para analisar a vida, nem pensar, isso seria doloroso demais. Somos vitimas de idéias fantasiosas criadas e alimentadas pela mídia, pela indústria, pelo comércio, que tem como único objetivo vender. Precisamos aprender a lutar contra os modelos absurdos, a descobrir quem sou eu, do que gosto, como gosto de ser, quais são os momentos que fico mais feliz. Isso não está nos jornais, na mídia, nos comentários dos amigos, é intimo, pessoal. Cada um precisa entender e construir.

Por fim, a alegria de uma vida boa é assim: cada um, cada dia, aceita o que o mercado lhe oferece, mas que consegue fazer uma seleção de tudo aquilo que chega. Leitor, então o que seria aproveitar a vida. Eu mesmo não sei dizer. O que eu tenho aprendido a algum custo, que aproveitar não é essencialmente adquirir, comprar, ter, consumir. Tudo isso faz parte, e é ótimo, mas aproveitar pode ser…