Sem Categoria

Apenas 5% das casas têm acesso à internet só por celular ou tablet em SC

Foto: Isabela Leite/G1

Foto: Isabela Leite/G1

Santa Catarina é o estado do país com a menor proporção de domicílios com pessoas que acessam a internet exclusivamente através de celulares ou tablet. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nessa quarta-feira (29), o índice é de apenas 5%. O estudo também indica que 49,8% usam apenas microcomputador.

Segundo Sueni de Mello, supervisora de disseminação de informações do IBGE em Santa Catarina, as pessoas ouvidas pela pesquisa respondem por quais meios têm acesso à internet – se por microcomputador, tablet, celular, TV, ou até mesmo por todos eles.

“Esse índice de 5% pode indicar que o catarinense, em geral, tem um pouco mais de escolhas na hora de acessar a internet do que apenas pelo celular”, afirma. Conforme a pesquisa, o estado é o 14º no país em percentual de domicílios com telefone móvel celular (90%).

A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2013 com uma amostragem de 9.882 pessoas, com 10 anos ou mais, em 4.406 domicílios. "Essa foi a primeira vez que esses meios – celulares e tablets – entraram na pesquisa. A partir de agora vamos poder comparar", detalha Sueni.

Domicílios com acesso à internet em SC

De acordo com a Pnad 2013, o percentual de domicílios com acesso à internet em Santa Catarina é de 56,4%. Já o índice de pessoas com acesso no estado é de R$ 54,5%.

Dos domicílios com utilização de internet, Santa Catarina ocupa o segundo lugar no país (85,7%) e fica atrás apenas do Distrito Federal (86,0%). Por outro lado, é o estado com menor percentual de domicílios com utilização de internet por banda larga móvel 25,8%.

Acesso por vários meios

A moradora de Florianópolis Raquel Pastore, de 34 anos, utiliza internet através do celular, computador e televisão. “O telefone a gente fica o dia todo conectado nas redes sociais e aplicativos; no computador uso em casa e no trabalho e agora a televisão. Comprei com internet para acessar sites com programação de filmes e seriados”, diz.

No celular, Raquel utiliza os pacotes de internet de duas operadoras e quando está em casa acessa a internet utilizando wi-fi. “Em casa sempre tive internet e no celular desde 2011. Nunca calculei quanto gasto por mês”, detalha.

Ela representa o perfil de catarinense que possui mais de um meio de acesso à internet, porém, segundo Sueni, a pesquisa do IBGE não calculou o percentual de pessoas que usam dois ou mais meios de acesso à internet.

Com informações do site G1 SC