Poder Executivo

Ano letivo inicia para os mais de 2 mil educadores de Criciúma

Encontro foi realizado para preparação dos profissionais da Rede Municipal de Educação, na semana que antecede o início das aulas

A noite desta quinta-feira (11) foi especial para 2.330 professores, estagiários, orientadores e gestores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Criciúma. Reunidos no Siso’s Hall, eles foram recepcionados para o ano letivo de 2016. A noite contou com a palestra “A peça fundamental para o futuro da educação”, proferida pela coaching Vanessa Tobias, e trouxe à tona a linha de trabalho que a Secretaria Municipal de Educação quer seguir neste ano na formação dos profissionais. As aulas na rede municipal começam na próxima segunda-feira (15). 

Segundo o prefeito Márcio Búrigo, é muito importante que os profissionais que atuam na rede municipal tenham acesso à formação e qualificação continuada, já que esta é a principal bandeira da Administração. “Os educadores da Rede Municipal têm muitos desafios, entre eles, ofertar para nossos estudantes uma educação com cada vez mais qualidade. Por isso, é necessário que a pasta planeje ações para nortear os profissionais que mostraram sua qualificação ao alcançar a média, tanto na prova de ACT, quanto no concurso público. Nossas unidades de ensino vêm realizando um trabalho sério para atender as demandas”, ressalta o gestor.

O encontro contou ainda com uma homenagem a 130 profissionais da Educação que se aposentaram entre 2013 e 2016. Esses colaboradores receberam um certificado de reconhecimento pelo trabalho prestado para a Administração. “Além de reconhecer o trabalho dessas pessoas que tanto fizeram pela educação de Criciúma, hoje também oficializamos a posse de 40 novos professores que passam a integrar a rede efetiva da prefeitura”, complementa o prefeito.

Para a secretária de Educação, Rose Reynaud, a mobilização de educadores para a construção de uma educação de qualidade é fundamental para a rede municipal. “É necessário que tenhamos esses momentos de formação, para que haja uma evolução do conhecimento do profissional, afinal, todos os dias aprendemos algo novo. Estamos na luta para cumprir o papel de inclusão para todos os cidadãos, pois todos têm os mesmos direitos dentro da sociedade e os educadores são responsáveis por uma formação escolar para todos”, destaca Rose.

Profissionais conhecem novo programa da Educação

Além da palestra sobre o futuro da educação, a Administração Municipal lançou o programa “Ação Educativa”. O projeto visa envolver professores já aposentados que, voluntariamente, queiram continuar cooperando, utilizando seu vasto conhecimento adquirido em anos de formação e experiência. “Convidaremos nossos ex-colaboradores para as ações em que necessitarmos de ajuda, como por exemplo a aplicação das provas de Avaliação Municipal da Alfabetização de Criciúma (Amac) e do Índice de Desenvolvimento da Educação de Criciúma – Idec, que anualmente ocorrem em novembro; a escola de pais; o auxílio em projetos de leitura e escrita, a participação como membros de conselhos escolares e outros projetos que surgirão”, comenta a secretária.

Colaboração: Milena dos Santos / Diretoria de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”168298″]