Economia

Amesc e Amrec possuem mais 700 propriedades rurais com atividade leiteira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última semana (24 de junho) aconteceu no município de Meleiro o IV Seminário Regional da Produção Leiteira, promovido pelas Gerências Regionais da EPAGRI de Araranguá e Criciúma, prefeitura de Meleiro, Fórum das Cooperativas do Leite do Sul de SC e a CIDASC. Os temas centrais do seminário foram Cooperativismo, Mercado do Leite e Estratégias Regionais. O Evento teve a participação de cerca de 150 pessoas, entre agricultores, técnicos, cooperativas, lideranças e autoridades.

A abertura foi realizada pelo presidente da Coopercolmeia, no ato também representando as demais organizações de produtores do setor leiteiro regional. O Gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, ressaltou o trabalho da Epagri nas regiões da AMESC e AMREC, com assistência das equipes técnicas em aproximadamente 750 propriedades rurais com atividade leiteira, com cerca de 8.000 hectares de pastagem melhorada, nos 27 municípios nas regiões de Araranguá e Criciúma.

Foram realizadas duas palestras no período da manhã: Trajetória, conquistas e planos futuros da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de São João do Oeste – COOPAFASJO, com técnico agrícola Rogério Rech, administrador da cooperativa. Logo após a palestra ocorreu uma mesa redonda sobre Cooperativismo, com a participação do próprio palestrante juntamente com um técnico da Epagri e um dirigente de cooperativa de leite da região, ampliando o debate sobre o tema explorando melhor as informações abordadas na palestra.

No período da tarde a palestra sobre mercado do leite e suas implicações na cadeia produtiva catarinense, com Engenheiro Agrônomo Tabajara Marcondes, da EPAGRI CEPA, Florianópolis. Tendo também em seguida uma mesa redonda no mesmo formato da anterior, só que nesta o debate seguiu sobre os impactos que as previsões do mercado possam influenciar na propriedade familiar e quais as providências que o produtor de leite tem que tomar de forma a continuar tendo sustentabilidade na atividade leiteira.

O Fórum das Cooperativas do Leite do Sul de SC é uma organização formada por seis cooperativas (Coopercolméia, Coopervalesul, Coopersertão, Coopernova, Cooper-Agroserra e Cooperfale) e duas associações (Associação de Siderópolis e Associação de Treviso) de produtores de leite das regiões de Criciúma e Araranguá, que reúnem-se mensalmente há mais de 1,5 anos para discutirem entraves comuns da cadeia produtiva, debaterem sobre o mercado do leite, realizar compras conjuntas de insumos e planejarem o futuro da atividade na região Sul do Estado. A Epagri neste caso tem o papel de articulação e assessoria técnica ao Fórum.

O evento foi coordenado pelo Médico Veterinário Marcelo Pedroso, da Epagri Regional de Criciúma, que conduziu o debate.