Segurança

Adolescentes em posse de droga tentam fugir da polícia

Foto:Polícia Militar de Tubarão/Divulgação/Notisul

Foto:Polícia Militar de Tubarão/Divulgação/Notisul

A apreensão de adolescentes envolvidos no tráfico de drogas em Tubarão, a exemplo do que ocorre em várias cidades, é praticamente diária. Em uma ação da Polícia Militar da Cidade Azul, ontem à tarde, quase dois quilos de entorpecentes foram tirados de circulação. 

Por volta das 17 horas, uma viatura estava parada nas proximidades de uma escola no bairro São João margem esquerda, quando dois jovens trafegavam em uma motocicleta. Os policiais suspeitaram da dupla e deram ordem de parada, mas eles não obedeceram.

De acordo com o jornal Notisul, os agentes realizaram o acompanhamento dos suspeitos e solicitaram reforço de outras viaturas para fazer um cerco. Ainda na mesma localidade, o condutor perdeu o controle do veículo e caiu. Na queda, o adolescente de 17 anos, que pilotava a moto, fugiu a pé e se embrenhou em um matagal. 

O que estava no banco carona, de somente 14 anos, foi apreendido. Ele possuía uma sacola plástica com dois torrões de drogas, um com 776 gramas de maconha, e o outro com um quilo de crack. 

Logo em seguida, o ‘fujão’ também foi apreendido. Ambos foram conduzidos à Delegacia da Criança, do Adolescente, e de Proteção à Mulher e ao Idoso de Tubarão. Os dois tinham passagens pelo mesmo crime, tráfico de drogas. 

O torrão de crack renderia cerca de sete mil pedras, que seriam vendidas por R$ 35 mil. Já o torrão de maconha está avaliado em, no mínimo, R$ 3 mil.

Número de jovens no tráfico triplica em dez anos

Uma pesquisa realizada no fim do ano passado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, no Brasil, revelou que o número de adolescentes no tráfico de drogas triplicou em dez anos. O crime é a segunda maior causa de apreensão de jovens, somente perde para o roubo. 

Conforme o estudo, a tendência é que esta expansão continue, amparada no aumento do consumo de entorpecentes no país. Além disso, os jovens de menor renda estariam abandonando a escola e com mais dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

 O levantamento foi feito em sete dos dez estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná e Santa Catarina. Este envolvimento com o tráfico é apontado por especialistas em segurança pública como um dos maiores responsáveis pelo aumento, nos últimos anos, da entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime.