Geral

Acesso ao Farol de Santa Marta depende de licença e nova licitação

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Com a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, as expectativas para o setor de turismo em Laguna são muito boas. Poderiam ser ainda melhores se o acesso a uma das praias mais procuradas da cidade, o Farol de Santa Marta, estivesse concluído, mas isso não tem nem previsão de acontecer. 

De acordo com o Deinfra, a empresa que fazia a obra de pavimentação, iniciada em 2013, abandonou os trabalhos, não cumprindo contrato, que foi cancelado. Uma nova licitação terá que ser feita para que outra empresa assuma o acesso, mas deve demorar. 

Isso porque o projeto será modificado e será feita a pavimentação asfáltica no lugar do uso de lajotas. O que é uma boa notícia, porém, vai atrasar mais o processo. Segundo o Deinfra, será necessário um novo licenciamento ambiental, em função da mudança do projeto. O órgão aponta que, no momento, aguarda a liberação da licença ambiental para posteriormente fazer um novo orçamento e, somente então, uma nova licitação. 

O morador de Laguna Kleber dos Santos afirma que as más condições do acesso, que tem apenas 2,3km, tem afugentado muitos turistas e até outros moradores que gostam de frequentar o local. “É uma praia muito procurada, mas está terrível chegar lá. O mais irônico é que todo o restante da estrada para o Farol está pavimentado, faltando somente aquele pedacinho. Isso já poderia ter sido resolvido”, lamenta. 

As condições da estrada do Farol de Santa Marta serão tema de uma mobilização de moradores no dia 10 de agosto, às 19h, na Câmara de Vereadores. 

O DS fez contato com a Fatma, que não retornou sobre como está o andamento do processo de licença ambiental para a obra. 

Ou seja, é grande a probabilidade de que turistas e moradores tenham que enfrentar o trecho em péssimas condições do acesso a uma das mais belas praias da região. 

Problema antigo

Em fevereiro, uma manifestação no Farol de Santa Marta reuniu cerca de 50 moradores, que fecharam o acesso ao Cabo de Santa Marta pedindo ação do poder público na segurança pública, despoluição da Prainha e o término da pavimentação do acesso ao Farol.

Várias manifestações já ocorreram na SC-100, no trevo do Farol, em função da demora nas obras do ramal da comunidade – o trecho que faz a ligação da SC-100 ao Farol de Santa Marta.

Com informações do jornal Diário do Sul